quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Teste de Rorschach


Introdução ao Método de Rorschach    


 O Rorschach é um dos testes projetivos mais conhecidos e melhor pesquisados em todo o mundo. Existem várias correntes de interpretação sobre esta técnica. Entre as mais conhecidas destacam-se a abordagem européia mais tradicional, de Ewald Bohm, que procura manter-se mais próxima da interpretação clássica de Hermann Rorschach. Entre os americanos a escola de Klopfer que dominou o panorama da interpretação americana durante vários décadas vem cedendo lugar à uma abordagem mais atualizada de Exner, que analisando cinco sistemas diferentes, selecionou entre eles as classificações que considerou serem mais pertinentes e mais validadas. A consistência entre as interpretações aumentou consideravelmente a partir da síntese exneriana. No entanto, ainda persistem algumas tendências européias, que valorizam a abordagem qualitativa, onde a análise de conteúdo pode ganhar um colorido psicanalítico ou junguiano.


Este texto foi publicado na página Página Projetiva, que durante alguns anos ficou sediada no endereço Web:  http://poetas.es.fortunecity.com/hadas/37

A relação dos conteúdos era a seguinte:


  • Antecedentes Históricos ao Método de Rorschach - Trabalho escrito em 1997, como texto introdutório para a disciplina de Técnicas Expressivas e Projetivas II.

  • Aparecimento do Psicodiagnóstico de Rorschach - Trabalho escrito em 1997, como texto introdutório para a disciplina de Técnicas Expressivas e Projetivas II.

  • As Principais Escolas de Classificação do Rorschach - Trabalho escrito em 1998, para a disciplina de Técnicas Expressivas e Projetivas II.

  • Validade das Técnicas Projetivas - Trabalho escrito em 1998, para a disciplina de Técnicas Expressivas e Projetivas II.

  • Teste do Desenho de Animais - Trabalho escrito em 1995, apresentado no I Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos, em outubro de 1995, e publicado eletronicamente através da homepage Página Psi, no endereço Web http://www.lncc.br/elzamar/psypage, LNCC, fevereiro de 1996

  • A Projeção na Arte e nos Testes Projetivos Publicação do trabalho apresentado no II Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações, setembro de 1996, USP.



Nenhum comentário: